DESOBEDIÊNCIA PODE SIGNIFICAR NECESSIDADE E NÃO INDISCIPLINA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Todos nós temos necessidades físicas e emocionais; precisamos de certos elementos e atividades para nos mantermos vivos e minimamente felizes.

Nós, humanos, por exemplo, precisamos de proteção contra o frio e calor extremos (necessidade física), assim como precisamos de interações sociais (necessidade emocional).

Já os gatos precisam dormir longas horas (necessidade física) assim como precisam deixar suas marcas no ambiente através da arranhadura (necessidade emocional).

Se determinado comportamento do animal é necessário para ele, tal como o arranhar para o gato, mas você o considera como ato de “desobediência”, então eu digo que ele PRECISARÁ te desobedecer, pois aquele comportamento é crucial para a manutenção de uma qualidade de vida mínima e ele estará fortemente motivado para manifestá-lo diariamente.

Vários comportamentos felinos que desagradam tutores, tais como arranhar e escalar a mobília ou até derrubar objetos são necessidades emocionais dos bichanos. Simplesmente esperar que eles não os façam é utopia, é antinatural. E daí faz o que? Se esforce para permitir que o comportamento aconteça de modo e em contexto que te perturbe menos. Exemplo: arranhadura no arranhador do gato, escaladas na mobília felina, lançamento ao chão de brinquedos do gato. Bingo! Assim, ao invés de perder seu tempo mandando o bichano parar de fazer o comportamento, se empenhe em oferecer e em direcioná-lo aos alvos certos. Boa sorte!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
“Texto e ilustração da Dra Dani Ramos. Se for compartilhar, não esqueça de creditar. Obrigada!”

Diário de uma Psicovet

Clique no botão abaixo para acessar o canal da Dra Dani Ramos no Youtube!