EM CASOS GRAVES DE PROBLEMAS DE SEPARAÇÃO, PRECISAMOS DE MEDICAÇÃO!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cães com problemas de separação apresentam comportamentos “problemáticos” como vocalizar e destruir, se mostram tristes ou ansiosos, alguns chegam a se automutilar, sempre que separados de seus tutores.

Muitos casos são bastante graves e, por melhores que sejam as recomendações de terapia, por mais que o tutor seja dedicado, por mais maravilhosa que seja a recompensa oferecida ao cão para se distrair enquanto sozinho, o cão seguirá desesperando-se quando sozinho.

Emoções negativas intensas acompanhadas de comportamentos extremos envolvem grandes reações fisiológicas.

Toda a cascata de estresse é acionada, hormônios são liberados, circuitos neurais se tornam disfuncionais. Como fazê-lo pensar e agir diferente diante de tamanho caos? Missão difícil, quase impossível!
Em casos graves de ansiedade por separação precisaremos de medicação! Só ela conseguirá botar alguma ordem no caos, reinstalar o sistema operacional para que possamos rodar os aplicativos. Medicação será alicerce para que as medidas de treinamento e manejo ambiental funcionem. Daí sim conseguimos fazê-lo agir diferente, mais tranquilo, atento às dicas de segurança e interessado nas recompensas.

Sendo assim, não rejeite o uso de recompensas tampouco de medicação em casos graves de ansiedade por separação ou seguirá dando murros em ponta de faca e sofrendo junto com seu cão!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
“Texto e ilustração da Dra Dani Ramos. Se for compartilhar, não esqueça de creditar. Obrigada!”

Diário de uma Psicovet

Clique no botão abaixo para acessar o canal da Dra Dani Ramos no Youtube!