Trajetória

Dra Dani Ramos

Universidade de São Paulo (FMVZ-USP): 1997-2002

Minha trajetória começa em 1997, cheia de entusiasmo e alegria, com o tão sonhado ingresso na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Em 2000, ainda como estudante, imbuída de uma preocupação com o bem-estar dos animais, integrei-me ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia desta mesma instituição onde, sob a orientação do querido Prof. Cesar Ades, dei início às pesquisas na área do Comportamento Animal, tendo contado com o apoio financeiro do CNPq. Nessa época trabalhávamos com a cachorrinha Sofia e sua incrível capacidade comunicativa. Foram tempos fantásticos!

Nos dois últimos anos da graduação em Medicina Veterinária, impulsionada pelo interesse e pelos desafios impostos nas pesquisas sobre comunicação canina, tomei a decisão acertada ao buscar o treinamento de animais. Num trabalho em parceria com excepcionais adestradores, na ONG Cão Cidadão, me fascinei pelo adestramento de cães e gatos, atividade essa que sigo praticando até hoje.

Artes posts-17.png

 

Universidade de Lincoln (Inglaterra): 2003-2006

O desejo de aplicar os conceitos em Comportamento Animal na prática da Medicina Veterinária me levou a novas buscas. Em 2003, como Pesquisadora Visitante, realizei pesquisas e acompanhei atendimentos comportamentais na Universidade de Lincoln (Inglaterra), sob a orientação do grande Prof. Daniel Mills. No mesmo ano fui agraciada com uma bolsa de estudos (Programa ALBAN), o que me proporcionou concluir o curso de mestradoem comportamento animal aplicado, obtendo o título com distinção, no ano de 2006.

Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP: 2007-2014

A oportunidade de realizar o doutorado junto ao Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP, conquistada em 2007, e contando com o apoio financeiro da FAPESP, foi um importante marco em minha carreira. A incrível parceria com o Prof. Valdo foi decisiva para os avanços alcançados na Medicina Comportamental Felina. O doutorado foi concluído em 2012 e, em 2013 e 2014, segui com o pós-doutorado tendo como enfoque as pesquisas sobre estresse e problemas comportamentais felinos. Além das pesquisas, segui com atendimentos comportamentais caninos e felinos durante todos esses anos.

Cambridge e-learning, Equalis e ISFM: 2008-2019

Em 2008 tive a oportunidade única de conhecer com profundidade a ciência do Bem-Estar Animal, graças ao Instituto Bioethicus que disponibilizou no Brasil o pioneiro curso de Certificação oferecido pelo Instituto Cambridge E-learning.

O conhecimento dos problemas físicos que acometem os animais é também fundamental para um diagnóstico perspicaz na Clínica Veterinária Comportamental e, dessa forma, o aperfeiçoamento em Medicina de Felinos (Equalis) realizado de 2011 a 2013 me forneceu mais essa base.

Já a Certificação em Comportamento Felino Avançadoconcluída em 2019 pela renomada ISFM (International Society of Feline Medicine) permitiu-me aprofundar nos mistérios e maravilhas do Comportamento Felino.

PSICOVET CENTRO (desde 2014)

Em 2014 inaugurei o primeiro espaço de atendimento veterinário comportamental. Primeiramente o PSICOVET esteve junto de um grande hospital veterinário em SP e, em 2016, já com a grande parceira Dra Ju Gil, fomos para uma sede própria e inauguramos o PSICOVET CENTRO, primeiro centro veterinário brasileiro dedicado exclusivamente ao Comportamento e Bem-Estar Canino e Felino.  

Em 2017 recebi o diplomado “de facto” em Etologia Veterinária pelo Colégio Veterinário Latino-Americano de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento (CLEVE-CVLBAMC).

Hoje sinto-me afortunada por poder trabalhar com clínica, pesquisas e palestras em Medicina Veterinária Comportamental, exatamente como sempre sonhei!!